segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

TRACEROUTE - Por onde passam os pacotes...

Outro programa muito utilizado pelo adminstrador de rede é o traceroute. Muitas vezes o acesso à rede ou à internet para e não se sabe onde está o problema. O comando traceroute, como o próprio nome diz traça uma rota por onde os pacotes de dados passam até o host de destino. Com ele é possível saber por quais roteadores(gateways) os pacotes estão passando antes de chegar ao destino.

Nome: traceroute
Definição: exibe a rota que os pacotes traçam para um host de rede. Ele utiliza o campo time to live (TTL) do protocolo IP com tentativas de obter uma resposta ICMP TIME_EXCEEDED de cada gateway ao longo do caminho para o host.
Sintaxe: traceroute [opções] [host] [tamanho do pacote]
Opções:
-I Usa o ICMP ECHO para a sondagem.
-T Usa TCP SYN para a sondagem.
-F Seta o bit de “não fragmentação”.
-i Especifica por qual interface o traceroute irá enviar os pacotes. Por padrão, a interface é selecionada de acordo com a tabela de rotas.
-m Especifica o número máximo de hops (TTL). O padrão é 30.
-n Não resolve nomes, mostra apenas endereços IP.
-p port Se utilizada no rastreio por UDP especifica qual porta será utilizada. No rastreio por ICMP além de especificar a porta de destino a ser utilizada incrementa-a a cada hop. Para TCP especifica a porta (constante) de destino para conectar.
-w tempo Seta o tempo em segundos de espera de uma resposta para o hop. O padrão é 5 segundos.
-s endereço Especifica qual endereço de origem será usado. Note que o endereço deve existir e está configurado em uma das placas de rede.
-U Usa o UDP para a sondagem. Porta padrão é a 53.
-UL Usa UDPLITE para a sondagem. Porta padrão é a 53.

Exemplos:
#traceroute -I -F -i eth2 -m 50 -n www.google.com 500 (Traça a rota para o endereço do servidor www.google.com não resolvendo os nomes de cada gateway por onde passa saindo pela interface eth2 com no máximo 50 hops utilizando ICMP ECHO para a sondagem e não fragmentando o pacote que é de 500 bytes).

#traceroute -p 57 -w 10 -UL 200.20.20.20 (Executa o traceroute para o endereço 200.20.20.20 pela porta 57 com o protocolo UDPLITE aguardando no máximo 10 segundos para cada hop).

Nenhum comentário: