quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

ROUTE - Por onde os pacotes saem

Falamos de rotas externas que os pacotes utilizam para fazer a comunicação entre hosts e redes, porém, existem as rotas internas, que são manipuladas pelo comando route que veremos a seguir.

Nome: route
Definição: Exibe e manipula a tabela de rotas IP. A sua principal utilização é a criação de rotas estáticas para hosts específicos ou redes através de uma interface, após ter sido configurado com o comando 'ifconfig' que será visto a seguir. Quando as opções add ou del são utilizadas, o route modifica a tabela de rotas. Sem essas opções, exibe a o conteúdo da tabela de rotas corrente.
Sintaxe: route [opções] add/dell [-net|-host] [endereço] [máscara] [opções]
Opções:
-v Modo verboso. Com exibição de mais detalhes na saída do comando.
-n Exibe resultados numéricos, sem resolver nomes.
-C Exibe todas as rotas que estão armazenadas em cache.
-e Usa o formato do comando netstat para exibir a tabela de rotas. Usando a opção -ee será gerada uma linha longa com mais informações.
del Deleta uma rota.
add Adiciona uma rota.
Alvo Pode ser escrito na forma decimal ou nome de host ou rede.
-net O alvo é uma rede.
-host O alvo é um host.
Netmask NM Ao adicionar uma rota de rede, a máscara de rede NM a ser usada.

Exemplos:
#route add -net 127.0.0.0 netmask 255.0.0.0 dev lo (adiciona a entrada normal de loopback, usando a máscara de rede 255.0.0.0 e associando com a interface “lo”).

#route add -net 192.56.76.0 netmask 255.255.255.0 dev eth0 (adiciona uma rota para a rede local 192.56.76.x via “eth0”. A palavra 'dev' pode ser omitida).

#route del default (Apaga a rota padrão corrente, que esteja nomeada com o nome default ou 0.0.0.0 no campo de destino na tabela de rota corrente).

Nenhum comentário: