quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

killall - O irmão mais velho do kill

Nome: killall
Definição: Mata um processo pelo nome. Ele envia um sinal a todos os processos, executando qualquer um dos comandos especificados. Se não for especificado nenhum nome de sinal, SIGTERM é enviado. Os sinais podem ser especificados quer pelo nome, quer pelo número ou pela opção -s.
Sintaxe: killall [opções] [-s sinal] [--user usuário] [nome do processo]
Opções:
-I Ignora se o nome do processo está em letras maiúsculas ou minúsculas.
-i Pergunta interativamente por uma confirmação antes de enviar o sinal TERM.
-r Interpreta NOME como uma expressão regular extendida.
-s sinal Envia sinal ao invés de SIGTERM.
--user usuário Mata somente processo(s) executados como 'usuário'.
-v Informa se o sinal foi enviado com sucesso;

Exemplos:
#killall -9 -I firefox (Envia o sinal de término para o programa firefox)

#killall --user tommy -v -i nautilus (Pergunta interativamente se deseja terminar com o processo de nome nautilus do usuário tommy e ao se escolher a opção 'y' de yes exibe uma mensagem com o número do processo e se ele foi morto com o sinal 15).#

Falando em processos, estes são utilizados também para disponibilizar acessos a um host através da rede por meio de portas. Para descobrirmos quais portas estão abertas numa máquina podemos utilizar o comando 'nmap' que possui também outras funcionalidades muito interessantes e é também utilizado por hackers para descobrir brechas em servidores.

Um comentário:

Gabi disse...

Olá Felipe. Esse não é bem um comentário, é um pedido de ajuda rsrsrs. Nunca sequer utilizei o Linux e vou fazer uma prova em que cai algumas questões. Gostaria de saber se você pode me ajudar? Se puder me mandar algo sobre Sistema operacional e ambiente Linux. 2 Edição de textos, planilhas e
apresentações em ambiente Linux. vai me ajudar bastante. Ah e tenho bem certeza que estudamos no elefante branco e nos formamos em 97. AFFF!!Tenho fotos da formatura e acho que é vc bem magro e altão nas fotos ao meu lado rsrs e eu baixa e "gordinha" rsrsr. Aguardo se vc puder me ajudar alguma reposta .Gabrielle

gabrielle_goes@yahoo.com.br