sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Tilda x Yakuake (Shells gráficos para GNOME e KDE)

Tilda e Yakuake são duas ótimas opções para utilização da telinha preta (shell). Apenas pressionando uma tecla de atalho Ex: (F1) ou (F12) você tem a sua disposição um shell animado e até com papel de parede. Ao invés de ter que apertar Ctrl + Alt + F1..6 ou clicar no menu Aplicações -> Acessórios -> Console para acessar uma tela de shell você pode apenas apertar uma tecla de atalho para abrir e fechar a janela que pode ser configurada do tamanho que você quiser e na posição que escolher. Além disso ela é toda configurável (Transparência, abas, cores, etc...) tanto o Tilda como o Yakuake. Para instalar é bem simples, basta executar o seguinte comando:
- para usuários do GNOME

#sudo apt-get install tilda
Após a instalação basta executar pressionando Alt+F2 e escrevendo "tilda" sem aspas na caixa de texto que vai aparecer. Na primeira execução ele abrirá uma tela de configuração onde você poderá escolher as opções que melhor atender às suas necessidades. Como sugestão de configuração sugiro 60% de altura, 60% de largura, centralizado horizontalmente, tecla de atalho F12 (igual a do yakuake por padrão ao invés de F1) e transparência 40% desabilitando a animação ao abrir e fechar.
Um detalhe importante é que, para não precisar executar manualmente toda vez que ligar o computador, você deve inserir na inicialização do GNOME a execução do programa. Para isso vá no menu Sistema -> Preferência -> Sessões, clique no botão "Adicionar" e digite nos três campos que aparecem como descrito abaixo:
Nome: Tilda
Comando: /usr/bin/tilda
Comentário: Shell Gráfico
Clique em Ok e está tudo pronto.

- para usuários do KDE

#sudo apt-get install yakuake
Mais simples de configurar, o Yakuake após a instalação e execução semelhante ao Tilda mostrará uma tela indicando que o atalho para sua execução é a tecla F12 a qual eu sugiro que não seja alterada. Diferentemente do GNOME, no KDE para adicionar o Yakuake à inicialização você deve criar um link simbólico na pasta /home/seunomedeusuario/.kde/Autostart com o seguintes comandos:

#cd ~/.kde/Autostart (Para acessar o diretório);
#ln -s `which yakuake` (Criação do link simbólico(mesmo que um atalho no windows));
A título de informação o comando which utilizado acima serve para mostrar o caminho (path) do arquivo passado como parâmetro, ou seja, o comando citado acima seria o mesmo que:
#ln -s /usr/bin/yakuake

Obs: Caso você esteja utilizando os recursos gráficos como beryl ou compiz as vezes será necessário pressionar a tecla de atalho escolhida mais de uma vez ( no meu caso até 4 vezes :~)

Um comentário:

Sula Miranda disse...

Cheguei a usar esses que vc citou, mas o que gosto mais é o Guake, para o gnome. :)

Muito bom, experimentem.